Ferramenta de apoio, Eneatipo 2 do Eneagrama.

Ferramenta de apoio, Eneatipo 2 do Eneagrama.

Autoconfiança & Monetização no Empreendedorismo.

Até que ponto sua Autoconfiança impulsiona ou prejudica o trabalho que você faz? Ou mesmo, o que você pensa e repensa em começar a fazer?

Você tem confiança no seu Conhecimento sobre ‘Gente’? para Monetizar no Apoio Humano? Lucrar no Desenvolvimento pessoal?

Acabe com autoconfiança escassa, quando você só precisa Dominar as 9 Personalidades do Eneagrama e esta série foi criada justamente para te ajudar nisto:

Então você, Especialista Eneagrama, ou aspirante a analista comportamental das 9 personalidades –tem a partir destas ferramentas gratuitas, a possibilidade de aplicar em sem seus atendimentos profissionais agora mesmo, ou em um futuro próximo. [aprendendo eneagrama na próxima turma da formação, seria o ideal]

Faça auto aplicação do ENEA Canvas Persona e replique a um colega de trabalho ou mesmo filho, ou em qualquer situação em que o autoconhecimento se faça útil e você queira ajudar. Veja aqui inúmeros benefícios na prática do eneagrama.

Ferramenta prática | ENEA Canvas #2

Para aplicação da ferramenta de uma nota para seu nível de identificação com as informações de cada um dos 8 (oito) itens da ferramenta.

1. 3 Elementos ‘supremos’ para o Prestativo, Persona 2: Empatia, Conexão humana e Serviço

No Eneagrama, a Persona 2 é conhecida como o Prestativo, caracterizada por sua generosidade, empatia e disposição para ajudar os outros.

Saiba que a auto doação é excessiva quando você se perde de si mesma e faz isto, muitas vezes, por falta de autoconfiança e vive em um ciclo de busca externa na tentativa de compensar suas carências internas

Seja em casa ou no ambiente de trabalho – local em que mais do que sempre, é essencial para o perfil 2 principalmente, aprender a estabelecer e manter limites saudáveis.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

2. O que o Prestativo valoriza?

O Prestativo valoriza profundamente a conexão interpessoal e o bem-estar dos outros.

Ele acredita que o trabalho ganha significado quando é um instrumento para servir e fazer a diferença na vida das pessoas.

A capacidade de ajudar e contribuir para o sucesso dos outros é algo que o Prestativo valoriza e busca ativamente.

A Valorização de colocar-se a serviço lhe traz a sensação de ser imprescindível.

Sente-se mais realizado quando pode oferecer apoio, orientação e soluções para os problemas dos outros.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

3. O que é sucesso no trabalho para o Prestativo?

A gratidão e o reconhecimento pelas suas ações altruístas também são grandes fontes de motivação para o Prestativo, alimentando seu desejo de ajudar continuamente.

Ele encontra sucesso ao contribuir para o bem-estar e o crescimento dos outros e receber afeto emocional.

A construção de relacionamentos significativos e o estabelecimento de uma cultura de apoio e colaboração são fundamentais para o sucesso do Prestativo no ambiente de trabalho.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

4. Do que o Prestativo foge, o que o frustra?

Uma grande frustração para o Prestativo é quando suas ações altruístas não são valorizadas ou quando seus esforços não são reconhecidos.

Ele pode se sentir desapontado e subvalorizado quando as pessoas ao seu redor não correspondem à sua expectativa de reciprocidade e gratidão.

Além disso, a sobrecarga de trabalho devido à dificuldade em perceber suas próprias limitações pode ser uma fonte constante de frustração para o Prestativo.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

5. Ilusão ou autoengano da Persona 2: ‘o Salvador do mundo’

Acredita que precisa ser sempre o herói ou salvador dos outros.

A crença de que precisa assumir para si a responsabilidade resolver todos os problemas e atender a todas as necessidades das pessoas ao seu redor.

Isto consequentemente, gera uma carga emocional e física pesada, além de frustração quando percebe que não pode atender a todas as expectativas. [Este é somente um exemplo de Crença básica do perfil, para saber mais entre para Leitura da Mente Descomplicada e aprenda sobre os Padrões de Infância das 9 Personalidades].

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

6. Qual seria seu grande prazer no futuro?

No futuro, o grande prazer do Prestativo está em ver o bem-estar e o sucesso das pessoas que ele ajudou.

Ele se alegra ao testemunhar o crescimento e a realização dos outros, sentindo satisfação em ter contribuído para isso.

Ver o impacto positivo que suas ações tiveram na vida das pessoas é uma fonte de grande prazer e realização para o Prestativo.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

7. Qual sua grande dor e decepção no futuro?

Uma grande dor e decepção futura para o Prestativo podem estar relacionadas à falta de reciprocidade e ao sentimento de ser usado ou explorado.

Quando percebe que suas ações de ajuda são mal interpretadas ou quando não recebe o apoio e reconhecimento esperados, ele sente-se totalmente desiludido e desmotivado.

Essa falta de reciprocidade abala a sua autoconfiança e comprometer seu bem-estar emocional.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

8. METÁDORA ESPELHO – Confronte a narrativa abaixo e veja se identifica com a História verídica de um Prestativo e seu comportamento no trabalho:

Como exemplo da Persona 2, vou te contar sobre a Jornada de Sofia (nome fictício) na busca de equilíbrio no cuidado pelos outros e por si mesma.

Sofia era uma profissional dedicada, que sempre colocava as necessidades dos outros acima das suas. Trabalhava em uma organização sem fins lucrativos, onde ajudava a coordenar programas de apoio a famílias de baixa renda.

Sofia valorizava a conexão humana e o bem-estar dos outros. Acreditava que seu trabalho tinha um propósito maior, que era proporcionar suporte e esperança para as famílias que enfrentavam dificuldades.

Eu brincava com ela, dizia que era nossa M.Teraza de Calculta dos tempos modernos; pois o seu maior prazer era ver o sorriso e o alívio nos rostos das pessoas quando ela conseguia ajudá-las de alguma forma, via que sua vida valia a pena.

Sentia-se realizada quando podia oferecer apoio prático e emocional para as famílias.

As histórias de superação e gratidão dos beneficiados pelo programa eram combustíveis para sua motivação, impulsionando-a a se esforçar cada vez mais.

No entanto, Sofia também enfrentava desafios. Tinha dificuldade em dizer ‘não’ as pessoas quando era preciso, pois não queria deixar ninguém desamparado.

Isso resultava em uma sobrecarga constante de trabalho, fazendo com que ela negligenciasse seu próprio bem-estar, o que a sobrecarregava e estressava demais.

O ponto de virada em sua qualidade de vida, foi quando ela percebeu que estava perdendo sua própria identidade e que precisava encontrar um equilíbrio entre cuidar dos outros, além de cuidar de si mesma.

Ao longo do tempo, alcançou um equilíbrio para continuar ajudando os outros de maneira mais sustentável, sem deixar-se de lado para isto.

Ela descobriu que, ao se priorizar, ela também se tornava uma profissional mais eficaz e capaz de fazer a diferença na vida das pessoas que ajudava.

E ainda assim, se imaginava testemunhando o crescimento e a independência das pessoas que passaram pelo programa, sabendo que teve um papel importante em suas conquistas.

* Auto identificação de 0 a 10: _____.

Enfim, a história de Sofia nos mostra as características e desafios do Prestativo no ambiente de trabalho.

Agora aplique a somatória abaixo e replique esta ferramenta para ajudar a desenvolver pessoas.

** SOMATÓRIA DE AUTOIDENTIFICAÇÕES: _______.

Você se identifica com esta Persona? Ou, conhece alguém deste perfil?

Como foi seu resultado? Que tal colar nos comentários! Assim também te conheço um pouco.                                                                          

A maioria dos itens deu maior ou menor que 5? E ao final das 9 Personas desta série, veja qual ou quais se sobressaíram com maior pontuação.

E se você quer fazer a diferença na vida das pessoas, como a Persona 2 – Compartilhe e de presenteie assim as pessoas que amam autoconhecimento…

e também com as que ainda acham que não precisam dele, as vezes são as que mais precisam!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quer lucrar com eneagrama?