Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas é uma série de artigos que aprofundam o conteúdo abaixo sobre transtornos mentais afetam pessoas dos 9 tipos de personalidades com diferentes maneiras.
Acima de tudo, cada personalidade, ou perfil do eneagrama, possui abordagem única para lidar com essas condições.
Este artigo irá citar um transtorno mental especificamente de cada perfil, o qual será aprofundado em cada um dos 9 artigos subsequentes; destacando características e citando algumas estratégias para lidar preventivamente com o transtorno, ou de modo a minimizar suas consequências negativas.
Transtornos de Personalidade é um grupo de doenças mentais em que os traços Emocionais e Comportamentais de uma pessoa são mal ajustados, estando em desequilíbrio.
Tais traços tem origem exatamente na Personalidade.
Primeiramente, para que você compreenda a série Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas, saiba que o Eneagrama é um sistema de classificação de personalidade que identifica 9 tipos distintos de indivíduos, cada um com suas próprias características e tendências.
No contexto do Eneagrama (sistema milenar de classificação de personalidades), é interessante conhecer qual é o tipo de transtorno mental, mais Provável (de acordo com seus Traços); ou de maior probabilidade mais comum que cada um dos 9 perfis pode enfrentar.
Vamos examinar como o Eneagrama (em sua forma de autoconhecimento aprofundado, (Saiba mais Aqui), pode ajudar a prevenir e fornecer insights valiosos para compreender e enfrentar estes desafios.
Personalidades e 9 Transtornos Mentais comuns ou mais ‘previsíveis’ (propensão dos 9 perfis)
Na realidade, este artigo resumo é uma prévia que apresenta as 9 personalidades, que serão mais comentadas na série com os 9 artigos, após este!
Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas.
De onde vem tendências e traços dos 9 perfis comportamentais?
Na verdade, se originam na programação mental e emocional de cada personalidade, formadas na infância e que levam cada perfil aos dois lados da moeda: suas fortalezas e deficiências.
Assim sendo, suas fraquezas levam a determinadas ‘brechas’, quase como que ‘legalidades’ para juntamente com um conjunto de causas que ativam transtornos mentais…
…tais pontos fracos levam a menor ou maior probabilidade para determinados transtornos.
Em outras palavras, em Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas – você vai perceber que cada tipo de personalidade, pode sim desenvolver certos transtornos mais facilmente, em relação a outros.
Por exemplo, o perfil 1, Perfeccionista (que veremos abaixo), naturalmente gosta de organização, mas quando em forte stress ou em desequilíbrio interno, compreende-se que mais facilmente desenvolve TOC – Transtorno obsessivo compulsivo.
Mais facilmente… em relação a outras personalidades, como se comparado ao perfil 7 por exemplo, o entusiasta – um perfil nada metódico, sem qualquer ligação com organização.
Nesta linha de raciocínio fica fácil compreender, porque afinal de contas, o perfeccionista, pode mais facilmente ser acometido por transtorno obsessivo compulsivo – TOC.
Isto posto, deixando claro 3 (três) pontos importantes ao iniciar esta série:
1. Apenas profissionais de saúde mental qualificados, podem fazer um diagnóstico.
O diagnóstico adequado, ocorre com base em uma avaliação completa e criteriosa dos sintomas apresentados por cada pessoa especificamente.
Ou seja, não é o foco aqui bater o martelo sobre detecção de transtorno mental, ou apenas fortes traços de personalidade em quem quer que seja, Ok?
Alunos da Formação de Analistas Comportamentais Eneagrama, tornam-se especialistas no método de apoio humano, com base em análise de perfis.
Alunos do Leitura da Mente Descomplicada, descobrem padrões de infância, com origem em gatilhos emocionais de históricos de vida que formam cada tipo.
Passam a compreender com clareza, muito além do que veremos aqui e em caso de necessidade, encaminham seus clientes (seja de terapia, psicanálise, coaching ou qualquer método) sugerindo acompanhamento médico, se for o caso.
Compreendido? Tão pouco é esta a intenção da série: 9 Personalidades e Transtornos Mentais comuns.
2. O limiar entre o ser saudável e a patologia.
Em suma, nosso objetivo com a analise comportamental com base nas 9 personalidades do eneagrama – é mapear traços e motivações na pessoa saudável – é apenas nesta série, a compreensão do limiar entre o ser saudável e patológico.
Ou seja, sim reitera-se que até mesmo no campo do desequilíbrio, ou transtorno mental; cada tipo de personalidade possui maior probabilidade, ou tendência a ser acometido a um ou outro transtorno.
Daí a importância da série Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas no seu autoconhecimento e compreensão das pessoas que você acompanha, desenvolve, convive ou ama.
3. O viés do tipo de personalidade e seus Traços Mentais será o destaque na série.
Em Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas – ao citar a tendência de transtorno mental – pelo viés do tipo de personalidade, Não afirmar-se-á que este ou aquele tipo será acometido de transtorno mental… Pois isto Não Existe!
Tao pouco, dizemos aqui que somente o tipo de personalidade, determina o tipo de transtorno mental (há muitas razões relevantes que levam aos transtornos, as quais um bom médico psiquiatra é o profissional mais adequado para aprofundar).
De fato, enfim; o único ponto desta série é descrever alguns padrões mentais da própria personalidade entre os 9 perfis do eneagrama, que possuem afinidade e ao mesmo tempo podem levar do limiar do simples traço a maiores transtornos mentais.
A comparação nesta série: Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas – entre Transtornos & Traços de Personalidades é meramente didática – novamente, refere-se as Características e/ou traços e emoções de cada perfil.
Portanto, se você acredita estar enfrentando dificuldades emocionais ou comportamentais, é fundamental buscar a ajuda de um profissional especializado para obter um diagnóstico preciso.
Posteriormente o tratamento mais adequado, talvez medicamento por um período de tempo, ou constante.
Em adição, juntamente com acompanhamento personalizado, é importante obter autoconhecimento com eneagrama aprofundado, com apoio de um método com passo a passo eficaz de desenvolvimento pessoal.
Enfim, equipe multidisciplinar nestes casos é o caminho!
Ao maratonar a série Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas – a qual mostra 9 Personalidades & Transtornos Mentais, mais comuns, tenha sempre em mente os três tópicos acima, pois principalmente conforme seu autocuidado dentro do autoconhecimento, nada disto é determinante.
LIDANDO COM TRANSTORNOS MENTAIS, EM 9 ETAPAS.
Perfil 1: O Perfeccionista e os Transtornos de TOC.
O perfil 1 no Eneagrama, o Perfeccionista, é caracterizado por sua busca constante pela perfeição.
De modo geral, quando confrontado com transtornos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o Perfeccionista pode experimentar uma preocupação excessiva, de que forma?
Neste sentido, evita mais do que nunca cometer erros que levam a intensa ansiedade e a necessidade de controlar e organizar o ambiente ao seu redor.
Para lidar com os transtornos de TOC, é fundamental que o Perfeccionista busque um tratamento adequado, começando pelo autoconhecimento para mapeamento das estratégias mentais e emocionais de seu tipo de mente.
A partir daí, é preciso desafiar os pensamentos obsessivos e desenvolver estratégias para resistir às compulsões próprias de seu tipo de personalidade.
Perfil 2: O Prestativo e a Dependência emocional.
Em primeiro lugar, o perfil 2 no Eneagrama, o Prestativo, é caracterizado por sua natureza generosa e atenciosa.
À medida que, quando confrontado com transtornos de Dependência Emocional (TPD), o Prestativo pode desenvolver uma excessiva dependência emocional dos outros, buscando constantemente a aprovação e o afeto dos demais.
Para lidar com esses transtornos, é importante que estabeleça limites saudáveis, cultive sua autonomia emocional e desenvolver um senso de autovalorização, buscando acompanhamento personalizado.
Ou seja, apoio humano com base na sua personalidade do eneagrama, para através do autoconhecimento fortalecer sua capacidade de cuidar de si mesmo de forma saudável; não esperando tanto dos outros o que ele mesmo precisa antes, oferecer a si em forma de autocuidado.
Sendo por consequência, ainda melhor para os outros; com equilíbrio, enfim com real altruísmo – sem submissão velada como auto doação, que apenas gera dependência emocional.
Perfil 3: O Realizador e os Transtornos de Estresse, como Burnout.
O perfil 3 no Eneagrama, conhecido como o Realizador, é caracterizado por sua busca incessante por sucesso.
À medida que quando exposto a transtornos de estresse, ao invés de fazer o movimento contrário como flexibilizar metas por exemplo:
O Realizador tende a aumenta-las e tentado a alcançar metas cada vez mais alta, sente-se cada vez mais pressionado e auto impõe-se a uma sobrecarga emocional extremamente alta.
Assim sendo, para lidar com esses transtornos, é importante que ele aprenda a estabelecer prioridades claras, definindo limites realistas e praticando técnicas de relaxamento, como a meditação e o exercício físico regular.
Perfil 4: O Artista e os Transtornos de Humor, como Depressão.
Em primeiro lugar, o perfil 4 no Eneagrama, o Artista, é caracterizado por sua busca por autenticidade.
Ao passo que, quando confrontado com o Transtorno Depressivo Maior (TDM), também conhecido como depressão unipolar, o Artista pode experimentar episódios prolongados de tristeza profunda, perda de interesse nas atividades e uma visão negativa de si mesmo e do mundo.
Para lidar com esse transtorno, é importante que ele busque ajuda profissional, como terapia ou psicanálise, aliada a outra forma de acompanhamento personalizado com base na compreensão da sua personalidade no eneagrama.
Bem como, a prática de atividades criativas, o cultivo de um suporte social e a busca de um estilo de vida equilibrado e saudável são essenciais.
Enfim, o perfil 4 precisa desenvolver habilidades de auto regulação emocional, em que o autoconhecimento é fundamental como apoio no alcance de equilíbrio das emoções.
Perfil 5: O Observador e os Transtornos de Fobia Social.
O perfil 5 no Eneagrama, conhecido como o Observador, é caracterizado por sua busca por conhecimento e sua necessidade de preservar sua privacidade emocional.
Além disto, quando confrontado com transtornos de fobia social, o Observador sente-se ansioso e desconfortável em situações sociais, evitando interações sociais e tendo dificuldade em se expressar.
Para lidar com esses transtornos, é importante que ele pratique a exposição gradual a situações sociais.
Desafie pensamentos negativos e autocríticos, e busque apoio terapêutico para aprender estratégias de enfrentamento e construir uma maior confiança nas interações sociais.
Perfil 6: O Questionador e os Transtornos de Pânico.
O perfil 6 no Eneagrama é conhecido por sua necessidade de segurança e estabilidade.
Ao passo que, quando confrontado com transtornos de pânico, o Questionador pode experimentar ataques de ansiedade intensos e inesperados.
É fundamental que ele aprenda técnicas de relaxamento, , como a respiração profunda e a visualização, além de buscar apoio para seu Autoconhecimento para trabalhar com os medos subjacentes e desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com os ataques de pânico.
Perfil 7: O Entusiasta e os Transtornos de Dispersão.
O perfil 7 no Eneagrama, o Entusiasta, é caracterizado por sua busca por novas experiências e sua aversão ao desconforto emocional.
Quando confrontado com transtornos de dispersão, seja Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), (ou de outro tipo de classificação em dispersão), aumenta sua dificuldade em manter o foco em apenas uma opção.
Assim sendo, passa então a ter dificuldade em lidar com a frustração e a inquietação interna.
Para lidar com esses transtornos, é importante que aprenda estratégias de organização, estabeleça rotinas estruturadas e busque apoio de Autoconhecimento para desenvolver habilidades de autogerenciamento pessoal.
Perfil 8: O Desafiador e os Transtornos de Controle de Raiva.
Primeiramente, o perfil 8 no Eneagrama, chamado de Desafiador, é conhecido por sua assertividade e desejo de controle.
À medida que, quando confrontado com transtornos de controle de raiva, o Desafiador pode ter dificuldade em gerenciar suas emoções e expressar sua raiva de forma saudável.
É fundamental que o Desafiador aprenda técnicas de gerenciamento de estresse, como a prática de exercícios de relaxamento e a busca apoio em análise comportamental para desenvolver estratégias de controle emocional e resolução de conflitos.
Perfil 9: O Pacificador e os Transtornos de Apatia Generalizada.
É importante que o Pacificador aprenda a estabelecer limites pessoais e a expressar suas necessidades, além de praticar técnicas de relaxamento, como a meditação e o yoga, para acalmar a mente e reduzir a ansiedade.
O perfil 9 no Eneagrama, o Pacificador, é caracterizado por sua busca pela paz e harmonia.
Ao passo que, quando confrontado com transtornos de apatia, o Pacificador experimenta falta de motivação, interesse e energia.
O Pacificador pode sentir uma preocupação constante em relação a própria dificuldade em tomar decisões. Explore e trate as causas subjacentes da apatia, restaurando assim uma sensação de vitalidade e motivação.
O objetivo da série Lidando com transtornos mentais, em 9 etapas, é divulgar que sim, existe uma propensão – sob o ponto de vista de cada perfil e seus traços característicos – a desenvolver alguns dos transtornos mais comuns…
Bem como, auxiliar de forma básica a lidar com os mesmos. Para tanto, é importante que busque encontrar o conhecimento profundamente detalhado sobre cada tipo de personalidade e os inúmeros traços de construção das mesmas.
Esta jornada de autoconhecimento e compreensão dos diferentes tipos humanos é o propósito e a orientação que vem do mais alto nível de autoconhecimento, somente possível por meio do eneagrama estruturado, mais do que validado no método 9 Secret Codes de aprendizagem acelerada na Formação Eneagrama para profissionais de Apoio Humano.
Logo, seja para obter auto conhecimento raiz, seja melhoria nos relacionamentos, ou para lucrar como Analista Eneagrama, você está no lugar certo. (Veja AQUI o passo a passo pioneiro no Brasil, a anos validado para o Desenvolvimento Pessoal)
Em suma, cada perfil do Eneagrama apresenta uma tendência ou probabilidade para desenvolvimento de transtornos mentais específicos.
Ao explorar como cada perfil enfrenta essas condições, podemos adquirir uma compreensão mais profunda de suas características e estratégias de enfrentamento.
Além do mais, o Eneagrama oferece uma perspectiva valiosa para que você compreenda como sua personalidade influencia em relação com os transtornos mentais mais prováveis para seu perfil
E claro, como cada tipo de estrutura mental das 9 personalidades do eneagrama, quando não cuidado (quando em desequilíbrio, ou alto impacto de estress, com padrões emocionais familiares, uma parte com causa genética, somado a um conjunto de outros gatilhos e razões, desde hábitos comportamentais…
De qualquer forma, até estrutura de pensamentos (da mesma forma com boa parte ligados a personalidade), até consequências espirituais suas a geracionais (familiares de gerações passadas) podem ativar transtornos específicos.
Em resumo, o tipo de Personalidade possui alta influência (porém não sozinha), nos tipos de transtornos mentais desenvolvidos e este artigo é superficial, mas é indicativo da direção exata e a realidade das personalidades e suas tendências relativas a saúde mental.
Desta forma, você pode desenvolver estratégias personalizadas de autocuidado, busca de apoio e promoção de uma saúde mental equilibrada, obtendo profissionalização adequada nas 9 personalidades, ao identificar e mapear corretamente, de fortalezas a vulnerabilidades exatas dos 9 perfis.
Dúvidas sobre Psicanálise Personalizada com Eneagrama? Fale com Especialista.
Então, você pode sim, por meio do autoconhecimento se capacitar para enfrentar os desafios mentais e buscar caminhos de recuperação e bem-estar.
Ou até mesmo evitar tais transtornos, conforme forem e por fim, até mesmo atuar profissionalmente com análise comportamental eneagrama, para apoiar ou mesmo lucrar, ou exponenciar o lucro em seus atendimentos.